Entrevista com Larissa Xavier, vocalista na banda "A volta do Astronauta"

 Foto de Edemilson Luiz

  • Blog do Argonauta: - Oi Larissa, tudo bem?
  • Larissa Xavier: - Oi Edinei, tudo bem. E com você?
  • Blog do Argonauta: - Tudo bem também. Larissa, eu recentemente descobri as músicas da banda “A volta do astronauta” e gostei muito das músicas, a primeira coisa que me gerou curiosidade foi o nome da banda, como surgiu?
  • Larissa Xavier: - O nome surgiu numa conversa de bar entre os integrantes, pra te falar a verdade, eu não me lembro quais foram os passos do nosso raciocínio que nos levaram exatamente a esse nome, fomos tendo várias ideias e quando surgiu essa, todo mundo gostou. Acho que combinou, remete a uma pessoa tentando se adaptar ou readaptar ao mundo, essa sensação de estranheza perante as coisas acaba por uma "coincidência cósmica" aparecendo nas letras das músicas, ainda que sejam de três compositores diferentes.
  • Blog do Argonauta: - Entendi. Bacana. E quais as influências musicais mais presentes nas músicas e na vida de vocês?
  • Larissa Xavier: - São muitas, eu assim como os meninos, escutamos vários tipos de música, mas vou tentar começar por uma raiz comum aqui. Tanto eu, como o Ricardo Maradei e o Emanuel Paz temos muita influência do rock Sessentista, eu gosto muito de Beatles, eles também, assim como várias outras bandas tipo The Who, The Kinks, The Zombies, Pink Floyd (principalmente a primeira fase com o Syd Barrett) ..., essa galera toda. Acredito que esse tipo de raiz melódica acaba meio que sendo a base das composições, e podemos perceber muito essa influência nos arranjos de vozes também. Agora claro, juntamos isso a outras influências, a bateria do Bruno por exemplo tem uma pegada forte de Britpop, rock dos anos 90, e anos 2000, então ele deu uma cara mais contemporânea as músicas ao meu ver. 
  • Eu gosto muito de Folk, e música de violão em geral, aquela coisa mais Nick Drake, Joni Mitchell, dá pra perceber em músicas como A um insone por exemplo. Temos um bolero no disco também "Noites de Circo" que é uma composição do Ricardo, acaba sendo um bolero meio samba, fizemos uns arranjos experimentais de sintetizadores em cima dele. Tem também um Ragtime muito bonito do Emanuel encerrando o disco.
  • Blog do Argonauta: - Muito legal. Realmente dá pra perceber muitas dessas influências nas canções. O álbum é de 2014 certo?
  • Larissa Xavier: - Sim. Saiu em maio de 2014, mas estávamos lançando umas músicas antes de disso.
  • Blog do Argonauta: - Entendi. 
  • Larissa Xavier: - Acredito que a banda começou em 2012, a ideia inicial era de nos reunirmos pra gravar uma música, que foi "O Cacto", mas durante o processo fomos virando uma banda.
  • Blog do Argonauta: - Sobre o surgimento da banda, vocês já eram amigos, ou apenas se conheciam antes da ideia de se juntarem para gravar "O Cacto"?
  • Larissa Xavier: - Sim, eu fiz essa música com o Ricardo Maradei, gostamos e tivemos a ideia de gravar, aí ele pensou no Emanuel Paz que era amigo dele desde a adolescência, pra fazer o arranjo de baixo. E eu chamei o Bruno Oliveira, baterista do Baudelaires, que também já conhecia desde que tinha uns 16, e sempre admirei como baterista. O clima dos ensaios e da gravação foi tão legal, que uma vez estávamos andando, eu, Ricardo e Bruno, e ele disse que se quiséssemos gravar outras coisas podíamos chamá-lo, ficamos bem felizes e tendo em vista que o Emanuel também tinha muitas composições boas que queria gravar ele gostou da ideia e viramos uma banda.
  • Blog do Argonauta: - Bem bacana isso aí, assim a música flui muito mais fácil. Muito bacana a iniciativa de disponibilizarem o álbum para ser ouvido e baixado pela internet, essa sempre foi a ideia?
  • Larissa Xavier: - Sim, de disponibilizar na internet, desde o início. Primeiro decidimos que iríamos lançar as músicas online conforme fossemos gravando, e foi o que fizemos quando faltavam algumas pra completar um álbum, decidimos terminar estas e juntar com as outras pra lançar um álbum virtual. Fizemos um site pra baixar o disco, cuidamos da parte gráfica (encarte virtual), etc., a capa é uma cortesia do Glauber Guimarães, que também é músico, e faz parte da banda baiana Teclas Pretas, que gosto muito. Inclusive temos uma parceria no disco da Volta chamada “Streets of Joy”, que fiquei muito feliz em ter feito.
  • Blog do Argonauta: - Muito bacana essa iniciativa, quebra as fronteiras de lojas e região, mas ainda assim, a internet é um mundo tão grande que só quem conhece é que encontra o que realmente busca, com tanto marketing para certas direções acabam por encobrindo outras obras musicais e literárias de ótima qualidade, pra combater um pouco isso tudo estamos aqui.
  • Larissa Xavier: - Sim, a internet já é o presente e o futuro da música, não temos mais como voltar ao modelo anterior, mas sim nos adaptar, acredito que é muito importante nesse cenário a existência das mídias alternativas.
  • Blog do Argonauta: - E quais os planos pro futuro, algum projeto em vista?
  • Larissa Xavier: - Pois é, a banda não está em atividades, o Emanuel foi morar em São Paulo, e fica meio difícil continuar sem ele, já que era um dos compositores e vocalistas. Não acho impossível que um dia possamos nos reunir pra tocar, mas no momento está bem inviável. O importante é que o disco foi finalizado, teve uma ótima recepção de público e crítica e está aí para sempre à disposição de quem quiser escutá-lo, esse é um trabalho do qual me orgulho bastante.
  • Eu toco numa outra banda o “La Orchestra Invisivel”, que existe desde 2009, estamos em processo de finalização de um disco que talvez saia esse ano. E estou gravando umas músicas minhas também, pretendo lançar um single esse mês ainda.
  • Blog do Argonauta: - Bom, desejo sucesso para todos, não importando onde estiverem. O fato de você estar com músicas prestes a serem lançadas é uma ótima notícia. Aguardaremos então.
  • Larissa, foi uma alegria e uma honra poder conversar com você, e saber mais sobre A Volta do Astronauta. E parabéns pelas belas canções.
  • Larissa Xavier: - Obrigada Edinei, pelo elogio e pelo convite! Foi um prazer! Um abraço!
  • Essa foi a entrevista com Larissa Xavier, uma das vocalistas da banda “A volta do Astronauta”, para ficar por dentro das novidades, ouvir e baixar as músicas é só acessar os links abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário